Geral

Você sabe por que jamais se deve coçar seus olhos!

Você tem o hábito de coçar os olhos com muita frequência? Saiba que esse pode ser um indicativo de uma doença ocular muito séria: o ceratocone

Contra a coceira
Há pouco, o oftalmologista foi à rádio Nova Pauta e até deu dicas para acabar com a coceira nos olhos, só não se pode coçar. Pode usar compressas geladas ou usar um colírio lubrificante (não precisa receita) duas ou três vezes ao dia.

(por Diego Denardi) O ceratocone é a distrofia mais comum da córnea e afeta uma em cada duas mil pessoas. É caracterizada pelo encurvamento e afinamento progressivo da córnea, que tem como um dos fatores associados o hábito frequente de coçar os esfregar os olhos.
Essa distrofia causa um distúrbio na visão, fazendo com que ela fique embaçada e fora de foco, podendo ser facilmente confundida com miopia ou astigmatismo.

Alguns fatores de risco
Histórico familiar, o hábito de coçar ou apertar os olhos com muita frequência, ter retinose pigmentar, Síndrome de Down, rinite alérgica ou asma.
É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. As possibilidades de tratamento podem ir desde o uso de lentes de contato até cirurgias como transplante de córnea, cross-linking ou Anel de Ferrara. O médico decidirá em conjunto com o paciente qual a melhor opção a seguir.
O acompanhamento frequente com médico oftalmologista é indispensável, pois essa doença pode evoluir muito rapidamente.
No meu canal do Youtube fiz um vídeo falando mais sobre esse assunto. (Whats: +55 55 9622-2709)
*Oftalmologista. CRM 24131 | RQE 15458

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios